Posts made in março, 2021


 

Força de Vontade Não Funciona

Ou, pelo menos, é isso que nos diz Benjamin Hardy, o autor mais lido em todas categorias do site (http://medium.com) em 2016. Em seu livro – feito “para quem já tentou mudar de vida muitas e muitas vezes sem sucesso”, ele nos conta que a motivação e a força de vontade são supervalorizadas, e que deveríamos, em seu lugar, aprender a moldar nosso ambiente de forma a tornar fácil aqueles hábitos que queremos instalar e tornar difíceis aqueles que queremos deixar de lado.

E Hardy não está sozinho, haja vista que James Clear, autor de Hábitos Atômicos, sugere o mesmo em seu livro seminal e imperdível!

E se você se interessa pelo assunto “Como Instalar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus”, talvez goste de assistir minha Masterclass “7 Microhábitos Simples que Vão Mudar a Sua Vida”, lá no youtube: https://youtu.be/D7VO0vqYTdQ

E, se por acaso esse tema te interessa muito, vai começar AGORA, dia 5 de abril, nosso sexto Clube do Livro, e iremos discutir justamente esta obra: Força de Vontade Não Funciona, sob minha mentoria, ao longo de 8 encontros quinzenais, sempre nas segundas-feiras, das 20h às 21h, por videoconferência no Zoom (as aulas ficam gravadas e você pode assistir a qualquer momento).

Para saber mais e se inscrever, seguem 2 links:

Página Oficial: https://clubedolivro.reinehr.org/livros/forca-de-vontade-nao-funciona-de-benjamin-hardy/

Link direto para Assinar ao Clube: https://p.eduzz.com/752243

Quem sabe não chegou a hora de você investir um pouco em si mesmo e promover mais algumas mudanças positivas em sua vida?

Vamos juntos nessa! Te espero lá!

Ou então, nos vemos aqui, na próxima terça-feira, para mais uma Mensagem em uma Garrafa!

Até!

Com carinho, Namaskar!

Rafael.

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Como gerenciar a tensão entre seu Futuro Esperado e sua Realidade Atual – 366D de Crescimento – Dia 269

 

Equilíbrio Dinâmico – Você como um Equilibrista na Corda Bamba – 366 Dias de Crescimento – Dia 270

 

Arambhashura – 366 Dias de Crescimento – Dia 271

 

Impermanentes #031​​​​ – Rafael Reinehr – “Mindfulness e Tensão Pré-Menstrual (TPM)” – 28/03/2021

Read More

 

A parada para um pastel

O que me faz continuar? A certeza profunda de que um mundo melhor é possível.

O que me faz continuar a criar, a produzir, a distribuir ideias, textos, produtos, projetos, serviços nas mais variadas frentes culturais, intelectuais e afetivas, mesmo com público relativamente reduzido – quando meu reconhecimento e remuneração advém quase que exclusivamente da minha ocupação principal como médico? A certeza profunda de que um mundo melhor é possível. Que ele precisa ser sonhado, desejado por muitos e então, através da aliança dessa multidão, precisa ser criada uma solução coletiva que deve ser posta em ação.

O que estou eu fazendo aqui, às 17:46 parado em um posto de gasolina na beira da estrada, entre Santa Maria e Araranguá (mais especificamente em Novo Cabrais), além de comendo um dos melhores pastéis do caminho? Estou aqui escrevendo para você, pois tenho a certeza profunda de que, mesmo que você não esteja me respondendo, você está me ouvindo, e que você também acredita que um mundo melhor é possível.

E se você acredita que um mundo melhor é possível, eu só quero que você faça uma coisa, de preferência AGORA (lembre-se: AGORA é muito melhor do que DEPOIS e infinitamente melhor do que NUNCA):

Eu quero que você vá em [https://youtube.com/c/CadaVezMelhor), escolha um dos 5 últimos vídeos (os mais de cima) e deixe lá um comentário dizendo #EuAcredito!

Esse pequeno gesto vai mostrar que não estou sozinho e que eu posso, que nós podemos juntos mudar o mundo para melhor.

Buscar conhecimento dentro de si e compartilhar conhecimento são caminhos complementares para um mundo melhor para todos.

Espero que estas Mensagens em uma Garrafa estejam fazendo sentido para você. Para mim tem sido catártico parar e pensar, de supetão, e escrever de improviso, com frequência na hora de enviar a mensagem – mesmo em situações caóticas como essa (no meio de uma viagem, para não perder o timing e o dia de enviar).

Fica bem aí, #cuide-se, nos vemos na próxima terça-feira.

Com carinho,

Namaskar.

Rafael

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Sorria: Uma Forma Poderosa para Amplificar sua Felicidade – 366 Dias de Crescimento – Dia 263

O Porquê Correto versus o Porquê Errado (Qual o seu?) – 366 Dias de Crescimento – Dia 264

 

Escolher o Porquê Correto Muda Seu Comportamento de Um Para Outro – 366 Dias de Crescimento – Dia 265

 

Impermanentes #030​​​ – Rafael Reinehr – “Meditação Silenciosa” – 21/03/2021

 

 

Read More

 

Nós podemos fazer dos limões uma limonada

 

Nós podemos tomar os limões da vida e fazer uma limonada com sucesso apenas se nós vivermos o conselho de Sócrates ao longo de nossas vidas.

“Um auto-exame honesto, continuado com o profundo e útil autoconhecimento que este pode produzir são chave. Se nós verdadeiramente conhecermos a nós mesmos, nós poderemos avaliar melhor nossos prospectos em cada nova situação, lidar melhor com qualquer mudança que entrar em nossas vidas e escolher as inovações certas para fazer ‘à medida em que novas oportunidades se desenvolvem ao nosso redor.” – Tim Morris

Isso é uma conexão que será importante para todas nossas reflexões acerca da mudança que eventualmente acontece “à força” nas nossas vidas ou mesmo aquelas que nós queremos promover.

E, antes de finalizar esta breve missiva, uma observação: assim como o autoconhecimento facilita lidar com a mudança, as coisas também podem trabalhar no sentido contrário. Lidar com uma mudança inesperada também podem aumentar significativamente nosso autoconhecimento.

Existem muitos aspectos da nossas mentes inconscientes que não estão disponíveis para a consciência imediata. Nós precisamos aprender certas coisas sobre quem nós somos ao prestar atenção em como nos comportamos e como nos sentimos enquanto andamos e tropeçamos pelo mundo. Nós frequentemente descobrimos nossa natureza ao trespassar as emoções que se escondem sob a superfície do nosso pensamento consciente, e por notar o que nós naturalmente fazemos quando lidamos com a mudança.

A mudança é uma das maiores fontes no mundo para aumentar e aprofundar nosso autoconhecimento. Pense nisso.

Até a próxima semana, para mais uma Mensagem em uma garrafa!

Com carinho, Namaskar.

Rafael

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Nunca vai acontecer (Desculpe as más notícias!) – 366 Dias de Crescimento – Dia 256

 

Como Transformar Fraquezas em Força – 366 Dias de Crescimento – Dia 257

 

Por que objetivos são para perdedores e como se tornar um vencedor – 366 Dias de Crescimento – Dia 250

 

Impermanentes #029​​ – Rafael Reinehr – “Meditação para Amplificar o Otimismo e a Confiança”

Read More

 

Pra onde é que isso tudo vai levar?

Infinita Highway, cantava Humberto Gessinger na sua seminal canção da década de 80, oriunda da capital da República dos Pampas..

“Estamos sós e nenhum de nós

Sabe exatamente onde vai parar

Mas não precisamos saber pra onde vamos

Nós só precisamos ir

Não queremos ter o que não temos

Nós só queremos viver

Sem motivos, nem objetivos

Estamos vivos e isso é tudo

É sobretudo a lei da infinita highway”…

Março de 2021, muitos cidadãos, muitas pessoas estão com essa mesma sensação, a de que estamos sós, que não sabemos onde tudo o que acontece ao nosso redor vai parar. Sentimentos de ansiedade, depressão, desconforto, irritabilidade ou apatia, todos se confundem e entrelaçam fazendo com que, parte de nós viva “sem motivos, nem objetivos”, a não ser “estar vivos e isso é tudo”, aguardando um desfecho que parece estar acima da nossa própria capacidade de ação.

As saídas existem, mas nem sempre são bem sinalizadas. Não existe um letreiro iluminado apontando para elas e elas não são iguais para todos. Para alguns, a saída está em se envolver com empreendedorismo na internet (criar sua marca de roupas, de alimentos naturais, criar sua loja de dropshipping ou mesmo minerar bitcoins ou vender cursos online); para outros, a saída está em colocar a mão na terra e começar a produzir uma parte do seu próprio alimento, criando laços com a comunidade ao seu entorno; para outros, a saída está em depender do auxílio de outras pessoas que, neste momento, estão mais fortes – familiares, amigos, grupos de suporte ou mesmo do Estado, em toda sua capenguice.

O que muitas vezes é pouco dito (ou até mesmo é dito de forma suficiente), mas não chega aos ouvidos, corações e mentes das pessoas, é a que saída mesmo encontra-se junto com cada pessoa. Encontra-se dentro de si. E o que é preciso não é arrombar nenhuma porta, mas encontrar a chave que está guardada em algum local do nosso ser. Com esta chave, abrimos as portas para a percepção de quem somos, do que nos motiva, do que nos anima e, a partir daí, conseguimos dar renovado propósito ao nosso acordar e a todos os passos que se seguem ao longo do nosso dia.

Então, independentemente do que estiverem lhe vendendo para que encontres a “tua saída” para o “teu problema”, saiba que a solução (e a chave) já estão com você. É preciso apenas buscar e fazer as perguntas certas.

Tento fazer isso (ou melhor, faço isso) diariamente, através das minhas leituras e ensinamentos. Absorvo o que aqueles mais sábios que vieram antes de mim tem a dizer, crio minha síntese e contribuo, a meu modo, através dos conteúdos que produzo no Instagram, nestas Mensagens em uma Garrafa, no Youtube, nos meus atendimentos individuais, consultorias e cursos e workshops online. Esse é o meu caminho, a minha saída, que me anima e motiva todos os dias.

Qual é a sua saída?

Com todo carinho do mundo, do Rafael para você,

Namaskar.

Rafael Reinehr

 

Últimas da Semana Que Passou…

 

A afluência d tempo é um preditor melhor de felicidade do que a financeira – 366 Dias Crescimento – Dia 247

 

Eutimia: como viver com uma tranquilidade energizada – 366 Dias de Crescimento – Dia 248

 

Por que objetivos são para perdedores e como se tornar um vencedor – 366 Dias de Crescimento – Dia 250

 

Impermanentes #028​ – Claudia Alexandra – “Meditação para o Dia Internacional da Mulher” – 7/3/21

Read More

 

 

Endocrinologista: um especialista em mudança de hábito de vida?

Levando-se em conta a quantidade de estudos realizados nos últimos anos que levam em conta o critério de QoL (quality of life – qualidade de vida) questionado aos pacientes em casos como menopausa, andropausa, somatopausa, deficiência de vitamina D e outras afecções de cunho hormonal, podemos dizer que o médico endocrinologista está se transformando cada vez mais no médico especialista em qualidade de vida, ainda mais se associarmos os tratamentos farmacológicos desenvolvidos nos últimos anos às necessárias mudanças alimentares e de atividade física, que constituem algumas das mudanças de hábito de vida que complementam – juntamente com o bem-estar social e psicológico – o nível de satisfação que uma pessoa pode sentir.

Agora, entretanto, chegamos a um impasse: podemos dizer que o endocrinologista é o especialista em promover estas mudanças de hábito de vida? Bem, se levarmos em conta somente o desejo e o conhecimento necessário, talvez. Agora, se levarmos em conta a efetividade com que estas mudanças se instalam e permanecem na vida dos seus pacientes, este já não pode ser assim chamado, tampouco o professor de educação física ou personal trainer e tampouco a nutricionista, ambos com dificuldades – assim como o endocrinologista – de conseguir mudanças de hábito de vida permanentes nos indivíduos que acompanham. E então, quem será este especialista em mudança de hábito de vida?

Este especialista não existe. Está para nascer. Pode ser você que está lendo este artigo agora o responsável por achar o interruptor humano para que este caminhe em direção à uma vida mais saudável e duradoura. Mas – e dói admitir isso – esse alguém não sou eu.

Ainda não fomos (e mesmo que não esteja estudando isso, já que não sou cientista mas um simples “prático”, mas me incluo nessa) capazes de sistematizar uma forma eficaz de comunicar ao nosso consulente – ou talvez, sendo mais específico – ou ao sistema responsável os meios necessários para manutenção do peso, de uma atividade física regular, de uma nutrição saudável, da cessação dos hábitos de tabagismo e etilismo, entre outros.

Mas é importante lembrar que a falha não está somente na transmissão do conhecimento. Isso seria simplificar demasiado a questão. Afinal, não existem nutricionistas obesas, endocrinologistas que fumam e professores de educação física com alimentação incorreta? A resposta para as questões que estão sendo levantadas passam muito pelos conceitos de desejo e de conforto, e serão assunto para outro momento. Enquanto isso, vou refletir um pouco mais sobre como conseguir melhorar, ao menos em 10% ao que consigo hoje, a eficácia de minhas tentativas em melhorar o hábito de vida – e, conseqüentemente, a qualidade e quantidade de vida – dos meus pacientes.

Com todo carinho do mundo, Namaskar.

Rafael Reinehr

 

*publicado originalmente em 11 de novembro de 2008 em reinehr.org

 

Últimas da Semana Que Passou…

 

Por que sair da zona de conforto é tão importante? – 366 Dias de Crescimento – Dia 242

 

Mediocridade versus Excelência – 366 Dias de Crescimento – Dia 243

 

Três perguntas a fazer após uma performance ruim – 366 Dias de Crescimento – Dia 244

 

Impermanentes #027 – Rafael Reinehr em “Vamos falar da nossa Sangha?” – 28/02/2021

Read More