Posts made in julho, 2021


 

 

A Medicina de Precisão e a Detecção Precoce do Câncer 

 

Todos sabem que a prevenção é a melhor forma de evitar desfechos não agradáveis para nossa saúde. Para além da prevenção, a detecção precoce é a única forma verdadeiramente eficiente para reduzir a mortalidade do câncer (pelo menos por agora).

O problema é que não temos uma quantidade satisfatória de ferramentas de rastreamento que podem detectar o câncer precocemente, antes que ele tenha se espalhado para os linfonodos ou disseminado metástases, por exemplo.

Para que você possa ter uma ideia sobre o quão importante a detecção precoce é, a sobrevida em 5 anos para um câncer de mama é de 92% se diagnosticada antes de ter espalhado para os linfonodos (Estágio I) e de apenas 9% se já existirem metástases à distância (Estágio IV).

Recentemente, um novo exame do tipo “biópsia líquida”, que utiliza fragmentos de cfDNA (ou DNA livre de células) conseguiu detectar até 50 tipos de câncer e foi capaz de determinar o órgão de origem do tumor com uma acurácia próxima a 90%.

Esse teste, baseado em uma amostra simples de sangue, consegue detectar o câncer com uma quantidade menor de células cancerígenas presentes e, assim, em estágios mais precoces da doença.

Uma das limitações atuais do teste é que o seu Valor Preditivo Positivo, por enquanto, é de apenas 55% (ou seja, em caso de teste positivo, somente 55% dos casos realmente tinham câncer), mas seu valor reside no seu altíssimo Valor Preditivo Negativo, pois 99% das pessoas que testaram negativo realmente não tinham câncer em seus corpos.

Não é meu objetivo aprofundar-me em bioestatística aqui, mas é importante salientar que estes resultados se modificam de acordo com a probabilidade pré-teste, a prevalência da doença na população, faixa etária estudada, etc.

Conclusão do momento: por hora, são necessários mais estudos, com amostras e populações diversas para confirmar a viabilidade de um teste assim, mas o horizonte científico fica um pouco mais generoso e leve ao perceber que estamos caminhando para um mundo no qual poderemos – aplicando conceitos oriundos da Medicina de Precisão – detectar precocemente doenças tão severas e capazes de gerar sofrimento e o encurtamento de nossa experiência nesta vida.

De todo modo, fica a mensagem: a forma mais eficaz de reduzir a incidência e a mortalidade pelo câncer e por várias outras patologias (como as doenças cardiovasculares) é a prevenção: Alimentação, Atividade Física (Movimento), Atividades de Modulação do Estresse, Adormecer (Sono adequado), Alinhamento com nossa Essência, Boas Relações em nossos círculos pessoais e profissionais e a prática do Silêncio, reduzindo nosso ritmo sempre que possível, permitindo ao corpo que descanse.

Que você esteja bem, com carinho,

Rafael Reinehr.

 

 

Cinco coisas rápidas:

 

1. O MIT explica porque maus hábitos são difíceis de quebrar.

Uma explicação neurocientífica sobre o porquê de ser tão difícil quebrar velhos hábitos. (em ingês)

Link: https://www.cnet.com/news/mit-explains-why-bad-habits-are-hard-to-break/

2. Os Estados de Meditação

Uma explicação sobre os 4 estados meditativos de acordo com os Yoga Sutras de Patanjali.

Link: https://www.artofliving.org/br-pt/yoga/patanjali-yogasutras/nota-de-conhecimento-14

3. O que é Vritti

Definição de Vritti da Yogapedia (em inglês)

Link: https://www.yogapedia.com/definition/5617/vritti

4. Ayurveda e desordens ginecológicas

Referência de um artigo de revisão sobre Ayurveda e distúrbios ginecológicos (em inglês). PS: Você consegue a versão na íntegra deste estudo no Sci-Hub

Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15652289/

5. Chesstempo

Exercícios e táticas de xadrez. Treinamento de xadrez online.

Link: https://chesstempo.com/

 

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Observe o Céu Azul (parte 2) | 027 Cada Vez Melhor

Impermanentes #0​​46​​ – Rafael Reinehr – “Travesseirinhos de Ervas Aromáticas” – 25/07/2021

 

Read More
Foto por Solaiman Hossen

Cinco coisas rápidas

 

Buenas e me espalho!

Como foi tua semana? Mágica? Interessante? Cansativa? Normal?

Por aqui, sempre tem Novidade! Se eu te disser que passei uma semana igual à anterior, vou estar mentindo, pois sempre tem duas coisas acontecendo, simultaneamente e a qualquer tempo comigo:

– Estou Aprendendo
– Estou Criando

É da Alquimia entre o que aprendo e o que crio que faço esta vida valer a pena para mim. E é justamente em função disso que, a partir de hoje, trago pra você uma novíssima novidade!

A partir dessa edição o Mensagens em Uma Garrafa que vou trazer para você terá uma nova seção aqui na nossa missiva semanal: as “Cinco Coisas Rápidas“.

Isso! Você já está acostumado(a) com o artigo (ou mensagem) da semana e, logo abaixo, os últimos vídeos que gravei para o Youtube, certo? Mas tem muito outro conteúdo que eu criei ou então que eu amei ter aprendido sobre ao longo da semana.

E é nessa seção que vou compartilhar contigo. Basicamente, será um link e uma pequena descrição para que você possa saber do que se trata e, assim, decidir se quer saber mais sobre o assunto.

Atenção: nem sempre o conteúdo selecionado estará em língua portuguesa! Hoje em dia, com ferramentas de tradução online, não há desculpa para quem quiser aprofundar-se mais em um assunto! É só copiar e colar o texto no Google Tradutor e pronto! O texto está muito bem traduzido! Preguiçosos de plantão: mexam-se!

Sem mais delongas então, vamos encerrando esta mensagem e te convidando a conhecer, logo abaixo as Cinco Coisas Rápidas que criei, amei ou que chamaram minha atenção nessa semana que passou!

Com carinho,

Rafael Reinehr

 

Cinco coisas rápidas:

1. Controlando a Mente do Macaco, de Yongey Mingyur Rinpoche.

Um texto sobre técnicas de meditação diárias simples especialmente benéficas para artistas e similares.

Link: https://www.budavirtual.com.br/controlando-a-mente-do-macaco/

2.  Além da Força de Vontade.

Artigo da Angela Duckworth (Garra), sobre estratégias para reduzir nossas falhas em relação ao nosso Autocontrole (em inglês) –  Beyond Willpower: Strategies for Reducing Failures of Self Control.

Link: http://sci-hub.se/10.1177/1529100618821893

3. Yoga Sutras, I:17 e 18: Tipos de Concentração, por Swami Jñaneshvara Bharati.

Fundamentado na prática (abhyasa) e no não-apego (vairagya) (1.12-1.16), o meditador se move sistematicamente para o seu próprio interior, através dos quatro níveis, ou estágios, de concentração em um objeto (1.17) e depois avança para o estágio de concentração sem objeto (1.18).

Link: https://www.yoga.pro.br/yoga-sutra-i17-e-18-tipos-de-concentracao/

4. Poluição luminosa noturna e sub-exposição diurna à luz do sol.

Um artigo que mostra que estes são fatores de risco para várias doenças entre elas doenças cardiovasculares e câncer (em inglês) – Nocturnal light pollution and underexposure to daytime sunlight: Complementary mechanisms of circadian disruption and related diseases.

Link: http://sci-hub.se/10.3109/07420528.2015.1072002

5. A nova turma do Clube do Livro, que começa no próximo dia 26/07. Estaremos mergulhando na leitura do livro Foco, de Daniel Goleman, durante 8 encontros quinzenais, sempre nas segundas, das 20h às 21h30.

Link: https://p.eduzz.com/752243

 

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Observe o Céu Azul (Parte 1) – 025 | Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​45​​ – Mariana Dantas – “Como desenvolver mais foco” – 18/07/2021

 

 

Read More

 

Sobre a corrupção que há em nós

 

Já não é a primeira vez que penso sobre este assunto, mas dessa vez resolvi compartilhar meus pensamentos com vocês, nobres navegadoras e navegadores desse mar da Vida.

Com alguma frequência, ficamos abismados, assombrados até com o grau de “impermeabilidade” que o óleo de peroba traz para a cara de pau dos políticos que foram alçados ao poder pela população brasileira.

Restringindo-me ao contexto contemporâneo – sem passar pano para governos anteriores – as denúncias de corrupção na “farra da Covaxin”, que seria comprada a um valor quase 5 vezes maior de uma empresa indiana do que a primeira proposta de uma consolidada empresa multinacional, com a diferença é que, neste negócio, 1 dólar por vacina seria escusamente “desviado” para contas particulares de membros do governo (façam as contas: 200 milhões de doses, 200 milhões de dólares surrupiados dos cofres públicos).

Além disso, a descoberta (nada nova, na verdade, apenas a confirmação) de casos de nepotismo velado (emprego de cônjuge de familiares) que eram obrigados a devolver até quase 90% do valor que recebiam, como funcionários fantasmas, no gabinete do então Deputado Jair Messias Bolsonaro…

Mas minha reflexão não quer focar nos casos de corrupção nos governos federais, estaduais ou municipais. Em tempo de pandemia, sabemos que esta corrupção é endêmica e tacitamente “aceita” em nosso país. É considerada “parte da engrenagem” e ainda não conseguimos construir mecanismos adequados para combatê-la, pois todos os poderes estão envolvidos…

Minha reflexão quer, isso sim, focar nas micro e pequenas corrupções que nós mesmos praticamos todos os dias ou, pelo menos, eventualmente. Aquelas atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais – que costumam ser culturalmente aceitas e ter sua gravidade ignorada ou minimizada.

Aquele furar a fila, comprar produtos falsificados, falsificar carteirinha de estudante, colar na prova, tentar subornar o guarda para evitar a multa, roubar TV a cabo, bater o cartão ponto de colega de trabalho que não compareceu, apresentar atestado médico falso, não emitir nota fiscal, passar os pontos da CNH para outra pessoa, estacionar em vagas especiais, aceitar troco a mais e tantas outras “coisinhas”…

As pequenas corrupções, podem ter um custo gigantesco para uma sociedade, ainda maior do que as grandes corrupções que identificamos em nosso meio político. Não acredita? Vou te contar uma história:

Em um experimento apresentado no documentário “(Dis)Honesty”, milhares de pessoas foram convidadas a preencher um teste com 20 questões de matemática básica em 5 minutos.

Após conferir o gabarito, os participantes deveriam triturar a prova e apenas depois disso informar seu desempenho ao pesquisador. Para cada resposta certa, o voluntário recebia 1 dólar. Ou seja, tudo dependia da honestidade da pessoa.

Mas tinha um detalhe: o triturador destruía apenas as laterais das folhas de resposta, permitindo que os investigadores conferissem o real desempenho de cada voluntário. O que descobriram?

7 em cada 10 participantes afirmaram ter acertado mais questões do que realmente acertaram, apenas para conseguir mais dinheiro.

E não é só isso. Entre os que mentiram, foram identificados dois grupos:

Grandes Mentirosos, que afirmaram ter acertado todas as questões. Total de grandes mentirosos: 20 participantes.

Pequenos Mentirosos, que exageraram menos ao informar seu desempenho. Total de pequenos mentirosos: 28 mil participantes.

Quem custou mais? Os grandes mentirosos custaram ao estudo (e ao sistema) 400 dólares. Os pequenos mentirosos custaram 50 mil dólares.

Conclusão: pequenas corrupções podem causar grande impactos. (Fonte: politize.com.br)

E então… Se pararmos para pensar em todas essas situações nas quais tiramos proveito de alguma situação, em todas elas inventamos uma desculpa para justificar o erro.

E o que isso tem a ver com a corrupção na política? Bem, nossas atitudes surtem efeitos na sociedade como um todo. Aqueles que estão em volta, podem repercutir e copiar nossas ações. O resultado disso é um ciclo vicioso cujo resultado pode ser tão ou mais danoso do que qualquer grande escândalo de corrupção em Brasília.

E, quando praticamos pequenos atos de corrupção, estamos legitimando a corrupção que acontece em escalões maiores. Se existe uma cultura de aceitar pequenas corrupções e tendemos a torná-los “irrelevantes”, a sociedade se torna cada vez mais propícia à corrupção.

E aí? Faz sentido para você? Que pequeno ato de corrupção você se compromete a interromper HOJE para tornar nossa sociedade Cada Vez Melhor?

Um grande abraço e até a próxima Mensagem em uma Garrafa.

Com carinho,

Rafael Reinehr

 

Últimas da Semana Que Passou…

 

Introdução para um Conjunto de Regras Para a Vida | 025 Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​44​​ – Rafael Reinehr – “Equipamentos e Acessórios para Meditação” – 11/07/2021

Read More

Um Alquimista de Possibilidades

Por tão poucos terem tanto é que tantos têm tão pouco” – Eduardo Marinho.

É com esta frase do Eduardo Marinho que quero começar nossa conversa de hoje. Esperançosamente, você acompanhou minha Live de 45 Anos – Rumo aos 180! no dia primeiro de julho, no qual contei um pouquinho da minha história de vida e trajetória até aqui, não é?

Se não, te convido a assistir, e deixo o link aqui: (https://youtu.be/LGM2VX3h0S8)

Nessa história, te contei um pouco sobre a minha “Afrodite de Ouro”, como diziam os gregos, essa espécie de “juventude interna” que permite com que eu esteja sempre aberto, sempre disposto a aprender um pouquinho mais.

E se eu puder compartilhar contigo uma riqueza, seria esta: é essa capacidade de permanecer sempre aberto ao aprendizado, de não encerrar-se em um “eu sei de tudo” ou “eu já sei o suficiente” que me traz o equilíbrio e a humildade de me colocar em perspectiva com o conhecimento, a sabedoria – inata ou adquirida – de outras pessoas e estar disposto a co-criar realidades melhores para mim e para todos que me cercam.

Contei também sobre meu “renascimento”, em 2 de junho de 2021, às 7:22 da manhã quando, em uma epifania, descobri que sou um “Alquimista de Possibilidades”, e como isso vai acelerar as mudanças necessárias para uma conexão ainda maior com minha essência – aspecto fundamental para uma vida plena, equânime e harmônica.

Como expliquei na Live, no meu caso, me reconheço como Alquimista pois tenho dentro de mim a polimatia, a busca de me aprofundar nos temas que estudo e pratico de forma muito clara e presente. Medicina, Filosofia, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Política, Economia, Arte, Antropologia, Permacultura, Anarquia, Meditação, Mindfulness, Aromatologia, Ayurveda, Yoga, Autoconhecimento, Crescimento Pessoal, Transcendência, Bem Comum… Todos esses assuntos me interessam profundamente e busco criar, a cada dia que acordo, um amálgama de todas elas, uma “poção mágica”, uma espécie de “Elixir da Vida Melhor para Todos”, atrás do qual sigo, incansável – e me arrisco a dizer – seguirei até o último dia da minha vida.

E você? Tem feito o exercício de se reconectar com tua essência? Tem vivido teus dias alinhado(a) aos teus mais altos valores? Tens te movido de forma desperta e consciente ou, na maior parte das vezes, no “automático”, sem sorver a vida adequadamente e sem caminhar de acordo com a pessoa que você deseja e merece ser?

Gostaria que eu escrevesse um pouco sobre isso? Sobre como podemos fazer para descobrir nossos mais altos valores e como fazer para nos alinharmos com nossa essência? Sim? Então responda a esse e-mail se o assunto te interessa, e vou preparar algo bem especial pra você!

E aquela frase lá do começo? “Por tão poucos terem tanto é que tantos têm tão pouco“. Faz sentido pra você? Pra mim faz. E é por isso que incluo na minha missão de vida acordar já pronto para pensar e criar um mundo que funcione não somente para mim e minha família, mas que funcione para todos, para 100% da humanidade. Singrando os mares da vida, na tempestade das incoerências, vamos manejando o timão para acertar o prumo e o rumo.

Que a vida seja tão mais significativa quanto mais e mais percebermos o outro como parte indissociável da nossa própria humanidade.

Uma ótima semana a você e até a próxima Mensagem em Uma Garrafa.

Com carinho, Namaskar.

Rafael

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Você como Seus Três Heróis – 366 Dias de Crescimento – Dia 365

 

01 de julho de 2021 – 45 anos (um quarto de vida) – 366 Dias de Crescimento – Dia 366

 

1 de julho de 2021 – Meus 45 Anos de Vida: Rumo aos 180! [LIVE]

 

Impermanentes #0​​43 – Cláudia Alexandra – “Meditação com Mantras” – 04/07/2021

Read More