Posts made in setembro, 2021


Como Dormir Melhor se a Ansiedade do Coronavírus está lhe Mantendo Acordado

Experimentando insônia durante a pandemia? Pesadelos? Esses aconselhamentos são para você.

Muitas pessoas já não conseguem dormir o suficiente mesmo não estando em meio a uma pandemia. Mas à medida em que o coronavírus continua a impactar nossos trabalhos, nossas finanças e nosso bem-estar, é mais importante do que nunca estabelecer e manter bons hábitos de sono, que ajudam o corpo a eliminar os vírus e permanecer saudável.

“Você precisa o seu sistema respiratório trabalhando otimamente. Você precisa seu sistema imune trabalhando otimamente, e a única forma pela qual isso vai acontecer é se o seu cérebro atravessar os estágios do sono de forma saudável sem interrupções.”

É claro que isso é mais fácil de falar do que de fazer. O estresse extremo causado pela pandemia do coronavírus naturalmente está levando a um monte de noites insones e mal dormidas. Ainda bem que existe uma série de coisas fáceis a fazer que podem te ajudar a dormir melhor e reduzir a quantidade de tempo que você fica se revirando na cama.

Agora, vou te dar algumas dicas para que você tenha uma melhor noite de sono:

– Aproveite a luz natural durante o dia – expor-se à luz do sol durante o dia ajuda você a dormir melhor à noite.
– Tome um banho quente ou morno antes de deitar – a água morna é vasodilatadora, e ajuda você a relaxar e pegar no sono mais facilmente
– Movimente-se pelo menos uma vez no dia – o exercício ao longo do dia é uma das formas mais potentes de conseguir um sono adequado à noite.
– Comece um livro de “preocupações” – 3 horas ou mais antes de dormir, escreva o que você precisa fazer no outro dia e aquilo que lhe está incomodando. Tirar da cabeça e colocar no papel ajuda a organizar o pensamento e a dormir melhor.
– Limite seu tempo de tela antes de ir para a cama – desligue celulares, tablets, notebooks e o televisor pelo menos 1 hora e meia antes da hora de dormir.
– Elimine sua ingesta de álcool e cafeína após às 18h – a cafeína atrapalha o início do seu sono e, enquanto o álcool pode até facilitar com que você pegue no sono, ele deixa seu sono irregular e inquieto, de má qualidade durante a noite.

E aí? Essas dicas fizeram sentido para você? Espero que sim, pois elas funcionam mesmo, viu?

Espero que agora você as ponha em prática e comece a colher os benefícios de uma bela e reparadora noite de sono!

Até o próximo M1G! Com carinho,

Rafael.

 

Fotos de Quinta:

Trilhando por aí (no interior e morros de Vale Vêneto – RS, no último Domingo, dia 26/09/2021, com a galera da Formação de Yoga Integrativa e convidados. Foto de Rosane Alterman.

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Encontrando Propósito no Seu Trabalho | 036 Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​53 – Mariana Dantas – “O Silêncio e os Insights na Meditação” – 26/09/2021

Read More

 

Encontrando Propósito no Seu Trabalho 

Bom dia, caríssimo navegante!

Como você deve saber, estamos em meio à Semana de Nascimento de Pratirup! – Um Conjunto de Propósitos para a Vida, uma ferramenta de autoconhecimento e alinhamento com o seu propósito desenvolvida por mim e apresentada em um MiniWorkshop com 2 horas de duração, em 2 datas: nesta Quarta-feira, dia 22/09/2021 (Equinócio de Primavera!) e nesta Sexta-feira, dia 24/09/2021, sempre às 20h20.

Os ingressos estão disponíveis, para ambas datas, em Armazem de Ideias

Live-Celebração de hoje à noite é sobre um tema relacionado com o que vou falar aqui daqui a pouco: vou falar com Thainy Martins, especialista em personal branding e criação de marca pessoal sobre “Como colocar sua marca no mundo” (com propósito!). Te espero lá para celebrar conosco, às 19:21 no meu Insta, em @dr.rafaelreinehr.

Mas, afinal de contas, como encontrar propósito em nosso trabalho, qualquer que seja. Isso é realmente possível? Descobriremos já já!

As três visões de trabalho

  • Pessoas com um emprego vêem o trabalho como uma ocupação e o salário como sua recompensa.
  • Pessoas com uma carreira gostam do conceito de avançar e serem bem sucedidos.
  • Pessoas com um chamado sentem que seu trabalho lhes preenchem e sentem que faz sentido, tem propósito.

Você pode encontrar propósito em qualquer trabalho

Existem médicos que enxergam seu trabalho apenas como um emprego e faxineiros que percebem seu trabalho como um chamado.

Não interessa o trabalho que você tem, você pode encontrar sentido e propósito nele. Reescreva a descrição do seu trabalho para um foco maior no chamado. Pense nos seus próprios objetivos pessoais na vida. Como suas tarefas atuais no trabalho podem ser conectadas a este propósito maior?

Um estudo realizado com profissionais de limpeza de um hospital detectou que aquelas que sentiam seu trabalho apenas como um emprego, tinham menor satisfação e produtividade no trabalho, bem como apresentavam mais dias de absenteísmo. Enquanto aquelas que viam no seu trabalho um propósito maior (manter o ambiente limpo para que pessoas possam se curar de forma segura), apresentavam maiores índices de felicidade, produtividade e menor absenteísmo.

Encontre propósito no seu trabalho

  • Escreva um tarefa mandatória do seu trabalho que você acha destituída de sentido – algo que você ache um horror.
  • Pergunte a si mesmo qual o propósito da tarefa e escreva abaixo.
  • Pergunte a si mesmo a que resultado essa tarefa leva. Escreva.
  • Continue esse processo até que você encontre um resultado que faça sentido a você.

Ainda assim está com dificuldade de perceber sentido e propósito no seu trabalho ou em alguma área da vida?

É para isso que criei esta Semana do Propósito, com 3 Lives no Instagram e um Workshop totalmente dedicado a investigar nosso próprio propósito, bem como criar um Comprometimento com nós mesmos de seguir o Conjunto de Propósitos que iremos desvelar nesse processo.

Renovo o convite para que faças esse investimento em você. Ao final, terás descoberto (ou redescoberto!) aquilo que pulsa dentro de ti, que fará com que teus dias sejam mais alegres e cheios de significado.

Se, por acaso, você acredita que já sabe a resposta, será uma boa forma de confirmar que sua vida está no prumo e no rumo corretos para que, um belo dia ali na frente, não olhes para trás com arrependimento por não ter feito mudanças no caminho da vida.

Segue a programação da Semana:

  • Ontem, 20/09, tivemos a Live “Sua Natureza é Servir”, com a Consultora em Desenvolvimento Martha Rahn (@martharahn) – Gravação da Live disponível no IgTV em @dr.rafaelreinehr.
  • Quarta-feira, 22/09, às 20:20, Workshop Pratirup! – Um Conjunto de Princípios para a Vida, com o Alquimista de Possibilidades Dr. Rafael Reinehr – Ingressos exclusivos para este NOVO Workshop disponíveis em armazemdeideias.org
  • Quinta-feira, 23/09, às 20:20, Live “Raízes para Florescer: Princípios e Práticas para uma Vida Plena”, com o Prof. Dr. em Filosofia, Palestrante, Coach e Mentor Cristiano Cerezer (@cristiano.cerezer.pro) – No Instagram @dr.rafaelreinehr.
  • Sexta-feira, 24/09, às 20:20 – ÚLTIMA OPORTUNIDADE para participar do Workshop Pratirup! – Um Conjunto de Princípios para a Vida, com o Alquimista de Possibilidades Dr. Rafael Reinehr – Ingressos disponíveis em armazemdeideias.org

Te vejo lá!

E, na próxima semana, voltamos à “programação normal” aqui no Mensagens em Uma Garrafa, com as mensagens inspiradoras e que fazem refletir de todas as terças-feiras.

Com carinho e apreço,

Rafael Reinehr, seu Alquimista de Possibilidades.

 

Fotos de Quinta:

Minha avó Helga Losekann, 91 aninhos, dá banho e cuida da nossa labradora Bhali, passeia com ela no final de tarde ao redor da quadra, cuida da casa, faz suas compras no mercado, me recebe em sua casa com uma comidinha deliciosa a cada vez que vou lá. Uma inspiração linda de viver!

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Pratirup! – Um Conjunto de Princípios para a Vida | 035 Cada Vez Melhor

Read More

 

E se a vida fosse mais… mais do que é agora?

 

Bom dia eterno navegante! Você já acordou em algum dia sentindo que sua vida podia ser muito mais… excitante… feliz… saudável… tranquila… significativa… equilibrada… épica… memorável… valorosa… (escolha aqui outro adjetivo)… do que é agora?

Eu já! Na verdade, esse pensamento está comigo desde que me lembro. Desde a mais tenra época da formação da minha identidade, na transição entre a pré-adolescência e a adolescência. Naquela época, é fato, de forma bem rudimentar. Mas já estava lá.

Nestes anos todos, muitas conquistas, frustrações e aprendizados depois consegui uma boa dose de equilíbrio entre esse desejo de aprendizado constante e de uma vida “mais” e uma vida “suficiente” – não no sentido de pasmaceira ou de resignação, mas de contentamento genuíno com as conquistas do momento. E isso é libertador: buscar um aperfeiçoamento constante sem estar estressado ou em perpétua inquietação na busca. Sem estar descontente com a “incompletude” (que é infinita, sempre existirá, enquanto estivermos “em busca”).

Se a vida fosse “mais” do que é agora… …será que ela seria melhor? Não necessariamente. A felicidade não está na ausência completa de tristeza, tampouco na alegria contínua. Ela está no meio do caminho. Em reconhecer que o mundo é cheio de tristezas e desventuras não só pessoais mas também do outro, do mundo.

Enquanto vivemos em um mundo no qual existem pessoas na miséria, em situação de trabalho escravo, passando fome, precisando refugiar-se de guerras, pessoas destruindo a natureza, não é incomum nos sentirmos tristes mesmo com muitos motivos para agradecer. Perceber a tristeza do mundo não nos torna infelizes, apenas mostra que você está acordado. E fazer algo quanto a isso, mostra que você está desperto.

E não se sinta obrigado a fazer algo pelo mundo. Comece fazendo algo por si mesmo. E quando estiveres pronto, terás condições de atender ao Chamado por algo maior que você.

Na próxima semana, nos dias 22 e 24 de Setembro, estará nascendo Pratirup! – Um Conjunto de Princípios para a Vida. Será um Mini Workshop com duração de 2 horas na qual irei te conduzir por uma metodologia ancestral, testada ao longo dos séculos e adaptada ao mundo contemporâneo, para conectar você ao seu conjunto de propósitos mais valiosos.

 

 

Ao final de 2 horas, você saberá quais são os passos que precisas dar para que sua vida esteja alinhada à sua mais profunda essência e o que você precisa fazer para que, quando acordar no próximo dia, você não perca mais nenhum dia da sua vida com autossabotagens, procrastinação e tempo desperdiçado.

Com uma poderosa técnica que será apoiada pelo nosso Workbook (Livro de Trabalho) de 30 Páginas – ao qual você receberá acesso dentro do Workshop – ao conduzir você por 3 perguntas simples que englobam as 6 principais áreas da sua vida – construiremos uma Carta de Princípios, ou um “Conjunto de Princípios para a Vida – Pratirup“, uma ferramenta que você poderá imprimir e deixar em seu Diário ou colocar na tela de seu computador ou celular, para lhe inspirar e guiar seus dias.

Os ingressos para os dois dias de evento, Quarta, dia 22/09/21 (Início da Primavera no Hemisfério Sul), às 20:20 ou Sexta, dia 24/09/21, também às 20:20 já estão à disposição no Blinket (links e valores abaixo – descontos para os primeiros lotes!).

E, para celebrar esse nascimento, você está convidado a participar de Três Lives com convidados especialíssimos ao longo da Semana de Nascimento, lá no meu Instagram, em @dr.rafaelreinehr. Confere só a Agenda:

 

 

Dias 20 e 21, as Lives serão às 19:20 e no dia 23 às 20:20. Anote na sua agenda.

As datas, horários e valores do MiniWorkshop são os seguintes.

Dia 22/09 – Às 20:20

Página de Vendahttps://evento.blinket.com.br/pratirup-um-conjunto-de-propositos-para-a-vida

  • Lote 1 – Até dia 16 meia-noite – 47 reais
  • Lote 2 – Até dia 20 meia-noite – 77 reais
  • Lote 3 – Até dia 22 às 20:20 – 97 reais

Dia 24/09 – Às 20:20

Página de Vendahttps://evento.blinket.com.br/pratirup-um-conjunto-de-propositos-para-a-vida-2

  • Lote 1 – Até dia 16 meia-noite – 47 Reais
  • Lote 2 – Até dia 20 meia-noite – 77 Reais
  • Lote 3 – Até dia 22 meia-noite – 97 Reais
  • Lote 4 – Até dia 24 às 20:20 – 127 Reais

Reserve o quanto antes e aproveite os descontos dos primeiros lotes!

Nos vemos lá! Preparei tudo com muito carinho para você!

Rafael Reinehr

 

As Últimas da Semana Que Passou…

Ansiedade temporal: como lidar com a sensação de que nuna há tempo suficiente? | 034 Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​52 – Rafael Reinehr – “Meditação com Água, Pássaros e Sons da Natureza” – 12/09/21

 

 

Read More

Por quê seu Cérebro Permanece em Tarefas Não Finalizadas

 

Boa noite, queridos habitantes dessa vida singular!

Hoje vou contar uma história sobre o porque é importante ter um sistema que organize suas tarefas, para que elas não fiquem empilhadas em sua mente!

 

  • O cérebro é obcecado por tarefas não finalizadas

Quando nós temos tarefas não finalizadas, nós pensamos sobre elas continuamente. Mas no momento em que elas são completadas, nós esquecemos delas. Se nós temos algum e-mail não lido, nós constantemente ficamos imaginando o que ele diz. Mas uma vez que tenhamos lidado com ele, nós com frequência nem conseguimos lembrar dos detalhes dele.

O nome desse fenômeno é chamado de Efeito Zeigarnik, nomeado em homenagem à psicóloga russa Bluma Zeigarnik.

 

  • Tarefas incompletas: O que acontece dentro do cérebro

Uma vez que nosso cérebro recebe informações, ele temporariamente armazena memórias sensoriais (visão, audição, olfato, paladar e toque). Se prestarmos atenção à informação, ela se move para nossa memória de curto prazo.

Se a tarefa é incompleta, nossos cérebros não podem deixá-la ir até que seja completada. Eis porquê os dramas da TV usam momentos de angústia para terminar os episódios.

 

  •  Como capitalizar sobre o Efeito Zeigarnik

– Reduza sua tendência a procrastinar:  Se você tem uma tarefa que anda evitando, comece com a menor coisa a ser feita. O desejo de fechar o loop irá ajudar você a tomar pequenos passos para concluí-la.

– Faça as pessoas notarem o que você está dizendo: Tente usar elipses ao invés de uma ponto final em seu título, para que o leitor sinta que existe “mais ali”.

– Memorize mais informações: Quebre sua informação em partes. Ou espalhe seu aprendizado ao longo de vários dias.

– Lembre-se de nomes difíceis: Aprenda uma parte do nome, então volte para a segunda parte quando você terminou de memorizar a primeira.

Então, apesar de alguns pontos positivos relacionados a esta característica do cérebro (como os vistos acima), na maior parte do tempo ficamos “ocupando capacidade de processamento” do nosso cérebro com tarefas não finalizadas e isso pode nos trazer cansaço e estresse, o que  não é nada bom.

Então, cada vez que você tiver uma tarefa pela frente, coloque ela dentro de uma das minhas 4 pastinhas de ação do método CADÊ! (explico ele melhor para minha turma do Cada Vez Melhor): Conclua, Automatize, Delegue ou Exclua. Lembra que citei o Obsidian no último Cinco Coisas Rápidas? Ele é ótimo para essa organização, assim como o Notion que estou usando agora para escrever estas linhas!

E limpe o caminho para que seu cérebro tenha mais espaço para criatividade e inovação.

Um abraço e até o próximo Mensagem em uma Garrafa!

Rafael

 

Cinco coisas rápidas:

1. Deixe-me ver se eu entendi direito… Palavras que constróem empatia (em inglês)

2. Deezer – ainda meu streamer de músicas preferido!

3.  Pitta e a Mulher Moderna

4. Fitoterapia Aplicada ao Tratamento da Osteoporose

5. 3 Horas de Música Calma de Fundo para Estudar e se Concentrar

 

Fotos de Quinta:

A foto de hoje é um Risoto de melancia, Congrio ao pesto de pistaches à siciliana, Ragu do cogumelos, Salada de repolhos roxos à moda basca e Mix de verdes. Bon apetit!

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Lidando com os incômodos da vida | 032 Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​51​​ – Cláudia Alexandra – “Meditação Metta” – 05/09/2021

 

 

 

Read More