Posts made in outubro, 2021


 

Quando as Prioridades Mudam, Você se Adapta

 

Bom dia queridas e queridos Navegantes! Como está sua jornada? O Farol está lhe ajudando a navegar em segurança?

Bem, se você for atento, percebeu que na semana passada não tivemos o Mensagens em Uma Garrafa. O que será que houve? Fiquei doente? Estava desanimado? Bloqueio criativo?

Bem, poderia ter sido tudo isso, mas não foi. Simplesmente tive uma sobrecarga de trabalho, muito mais pacientes e suas demandas do que eu conseguia dar conta junto com todos meus processos criativos e, somado à uma semana na qual eu tinha recém iniciado meu treino de hipertrofia muscular e na qual eu decidi que aquilo era prioridade em relação a meus outros compromissos.

Então, avaliando os Blocos de Tempo disponíveis entre Família / Alimentação / Necessidades Fisiológicas / Trabalho Remunerado / Atividade Física / Sono / Meditação/Yoga / Lazer / Trabalho Criativo e Voluntário, decidi dar uma “priorizadinha” no Corpo e na Atividade Física um pouquinho mais do que de costume. Estava precisando!

E você? Como tem priorizado teu tempo? Tem feito escolhas sábias? Você poderia dizer que, hoje, teu dia-a-dia está equilibrado e você cuida de forma generosa do teu Corpo, da tua Mente e do teu Espírito, fazendo escolhas de atividades que te nutram e te fazem crescer?

Ou você anda desperdiçando muito tempo com atividades que sugam teu tempo sem que possam trazer energia, bem-estar, saúde e longevidade para teus músculos, ossos, outros órgãos e tecidos e neurônios?

A Primavera vai avançando, e esta é uma estação ideal para começar a nos movermos mais, bem como para programarmos atividades de reconexão com aquilo que importa de verdade para nós mesmos.

Na próxima semana, lá no Instagram @dr.rafaelreinehr vou iniciar um Desafio de 5 Dias de Autocuidado e Bem-estar que, espero, traga alguns insights e sacadas bem bacanas para tua vida!

És meu convidado especial! Me segue lá e acompanha nos Stories: de Domingo dia 01 de outubro (preparação) até Sexta, dia 6 de outubro! Te espero lá!

Com todo carinho do mundo, até a próxima Mensagem em uma Garrafa.

Rafael Reinehr
Alquimista de Possibilidades.

 

Fotos de Quinta:

Mirtilos plantados em vasos, no Solar da Lozza. Outubro de 2021.

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Impermanentes #0​​55 – Rafael Reinehr – “O Observador e a Estante” – 17/10/2021

Read More

 

O Observador e a Estante

 

Olá! Nesta semana o Mensagens em Uma Garrafa está sendo publicado bem fora do seu dia, que costumeiramente é nas terças-feiras!

É a Vida, senhoras e senhores, com suas demandas e percalços! Mas aqui estou, alguns dias depois, com minha mensagem especialmente escrita para que você e eu possamos caminhar, cada dia um pouquinho mais, rumo à nossa melhor versão.

O seguinte exercício nos ajuda a reconhecer em nós o nosso Ser Real, a quem vamos chamar aqui de Observador. Aprendi ele com o professor Joseph Lepage, durante minha Formação de Professores em Yoga Integrativa. Em breve, vou transformá-lo em áudio e vídeo, então compartilho com vocês por aqui. Enquanto isso, fique com a versão textual!

Feche os olhos, e visualize ao seu lado uma prateleira. Nessa prateleira, coloque tudo que você tem: suas roupas, alimentos, seus bens, amigos, relacionamentos, seu trabalho, sua profissão, seus sentimentos, emoções e coloque também o seu corpo, sua mente que fala.

O que sobra? Sobra Drastuh, aquele que observa.

Podemos colocar o símbolo do Observador na prateleira, mas se você colocar o Observador lá, ainda tem alguém observando (Drastuh). Não é possível colocar o verdadeiro observador lá.

Tudo que está lá na prateleira está mudando, a todo momento. Sempre em mudança. Mas o Observador não muda. Ele só vive neste momento, neste lugar, no aqui e agora.

Note que tudo lá na prateleira precisa de alguma coisa para estar feliz, mas Drastuh, o Observador está inerentemente completo, inteiro, feliz, está em Svarupa, sua verdadeira natureza, algo que brota de dentro para fora.

Tudo lá na prateleira vai desaparecer, vai dissolver, vai morrer, vai ser reciclado. Drastuh não pode morrer pois ele nem nasceu. Ele só vive no momento presente.

Note que tudo na prateleira é limitado. Se pode ter um carro, conhecimento, certa riqueza, certa longevidade, mas sempre será limitado. A sensação é de que o Observador está por natureza livre dessas limitações. Sinta essa liberdade.

Sinta a Autonomia e o Livre arbítrio para você decidir sobre tudo que está lá na prateleira. Permita que você se afaste do mundo ou viva dentro dele, mas sem ser apegado ou viciado ao mundo, sendo grato ao mundo, de um ponto de vista de autonomia, liberdade, maestria. Por isso se pode viver com tudo da prateleira, alinhado com Svarupa, sua verdadeira natureza.

Agora, você vai receber de volta as coisas da prateleira, mas ao invés de ser escravo do mundo, você vai ser mestre. Você vai pegar seu corpo e decidir como seu corpo vai servir a esse Observador. Dos sentimentos e emoções, quais você vai escolher, e quais você vai deixar dissolver. Talvez os sentimentos de negatividade e autoestima excessiva, já serviram ao seu propósito, e é hora de deixar ir.

E sua carreira, trabalho, como podem ser transformados para se tornarem um veículo para o seu Ser Real?

E suas amizades, seus relacionamentos e as interações com outras pessoas, ao invés de se sentir preso, como você poderia se libertar e como poderia libertar os outros.

E seu bens, finalmente. Ao invés de serem veículo para você se sentir mais preso, como poderiam ser veículo para você se sentir bem, com mais liberdade, harmonia, bem viver e livre arbítrio.

Como a experiência da prateleira pode mudar sua forma de viver melhor no dia a dia?

Inspire profundamente, junte as mãos ao peito em sinal de prece e vamos entoar juntos uma vez o mantra Om. Quando se sentir à vontade, pode abrir os olhos.

Como foi sua experiência na prateleira, e fora da prateleira?

Nos vemos na próxima semana, para mais uma Mensagem em uma Garrafa.

Com todo carinho do mundo,

Rafael Reinehr
Alquimista de Possibilidades.

 

Fotos de Quinta:

Formação de Professores de Yoga Integrativa, Vale Vêneto – RS, outubro de 2021, com professor Joseph Lepage (Montanha Encantada, Garopaba – SC).

 

As Últimas da Semana Que Passou…

O Que Comer ao Longo do Dia para Ter uma Boa Noite de Sono? | 038 Cada Vez Melhor

 

O Observador e a Estante | 039 Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​54 – Rafael Reinehr – “Meditação e Saúde” – 10/10/2021

Read More

 

O Que Comer ao Longo do Dia para Ter uma Boa Noite de Sono?

 

Você é o que você come, e isso pode afetar quão bem você dorme à noite.

Quer seja por estresse, ansiedade relacionada ao coronavírus ou outros fatores, as pessoas não estão dormindo bem. Encontrar a causa exata pode ser difícil, mas muitas vezes o problema – e a solução – estão no seu prato ou no seu copo.

Existe sem dúvida nenhuma um link entre as bebidas e comidas que são consumidas ao longo do dia, especialmente perto da hora de dormir, que podem acabar levando a agitação e inquietude.

A seguir, enumero alguma recomendações dadas por nutricionistas e especialistas em alimentação sobre quais alimentos ingerir (ou evitar) para ter uma noite de sono mais tranquila.

Procure por alimentos que podem induzir um aumento da melatonina

A melatonina é um hormônio natural que é frequentemente citado como hormônio do sono.

Embora a melatonina seja produzida no corpo , você também pode consumir comidas que a possuem, como amêndoas, que você pode beliscar ao longo do dia.

E então existe o triptofano, presente em alimentos com o peru, queijo cottage e iogurte natural, que aumenta a produção de melatonina e pode ajudar a ter uma boa noite de sono.

Procure alimentos que contenham magnésio

Similar à melatonina, o magnésio é outro suplemento interessante no que diz respeito a induzir o sono.

“O papel do magnésio em promover o sono está relacionado à sua capacidade de reduzir a inflamação. Adicionalmente,  pode ajudar a reduzir os níveis do cortisol, o hormônio do estresse, que sabidamente é capaz de interromper o sono”.

Alguns estudos estimam que cerca de 75% da população possa ser deficiente em magnésio. Entretanto, aumentar a dieta de alimentos ricos em magnésio não é tão difícil, já que ele é encontrado em folhosas verdes, amêndoas, manteiga de amendoim e sementes de linhaça e girassol.

O magnésio é um legítimo “ajudante natural do sono”.

Um tiro certeiro para te ajudar a dormir é um bowl que contenha suas nozes e amêndoas preferidas, sementes, legumes, verduras e tofu.

Coma alimentos integrais, não processados

Alimentos integrais, que são tipicamente definidos como ser minimamente processados e empacotados com fibras, e são outra categoria de alimentos para consumir através do dia de forma que seu estômago esteja feliz à noite.

“Comidas integrais, incluindo carboidratos complexos que tem uma digestão mais lenta, podem ajudar o corpo a ficar equilibrado.

Algumas poucas opções recomendadas incluem um café da manhã composto de um mingau feito com grãos integrais com frutas frescas ou desidratadas e nozes ou castanhas tostadas, ou ovos com pão 100% integral.

Para o almoço ou jantar, que tal um salmão tostado na frigideira com um pilaf de trigo bulgur, que também é carregado de magnésio. O peixe pode ser facilmente substituído por tofu, tempeh ou seitan para tornar a refeição vegana.

Beba uma bebida quente e livre de cafeína antes de dormir

Beber uma xícara de chá de camomila é uma boa pedida. Mas existe uma outra bebida muito interessante para se beber à noite: o golden milk.

Golden milk é uma bebida à base de leite de amêndoas e cúrcuma, adoçado com tâmaras.

A bebida – que é tradicionalmente feita ou com leite de vaca ou com leite vegetal – ganhou popularidade no Ocidente alguns anos atrás. E verificou-se que é bastante benéfica para o sono.

A cúrcuma (o açafrão da terra) é uma especiaria anti-inflamatória que promove um senso de calma e auxilia na digestão, aumentando assim a qualidade do sono.

Alguns nutricionistas recomendam o uso de leite vegetal, pois o leite de vaca pode ser muito inflamatório para algumas pessoas, levando à produção de gases e estufamento – o que não é o ideal antes de ir dormir.

Sugere-se que você mantenha uma distância de pelo menos duas horas entre sua última mordida de alimento e a cama, não importa o que você escolher comer, e uma hora quando diz respeito a bebidas.

Mantenha-se longe da cafeína

Aquela xícara de café no final da tarde pode ser justamente o que te deixa agitado e se revirando na cama no meio da noite e no início da manhã.

A cafeína – café, refrigerantes e chocolate – devem ser interrompidos por pelo menos quatro a seis horas antes de ir dormir. A cafeína pode permanecer no seu corpo por até 12 horas.

Evite o álcool

Beber uma taça de vinho ou baixar alguns copos de cerveja para relaxar no finzinho da tarde ou início da noite pode acabar te machucando.

A maior parte das pessoas busca uma dose noturna de álcool como forma de dormir melhor, quando de fato o álcool antes de dormir pode prejudicar a qualidade do sono. Enquanto o álcool de fato nos ajuda a pegar no sono, ele causa uma disrupção no sono REM, conhecido com o componente mais restaurativo do nosso ciclo de sono.

Pacientes que utilizaram um smartwatch para monitorar seu sono, descobriram que quando eles cortavam o álcool antes de dormir, eles experimentavam menos movimentos e menos instâncias de despertar à noite.

Mantenha os alimentos picantes a um mínimo

Alimentos picantes podem ser irritantes à medida em que passam pelo seu sistema digestivo, resultando em desconforto ou mesmo dor à medida em que o alimento se move ao longo do seu trato gastrointestinal podendo levar a um sono mais inquieto e superficial.

E aí? Gostou das dicas? Aprendeu algo? Então, compartilhe esse vídeo no Aviãozinho aqui embaixo ou Salve nos Favoritos para rever quando quiser!

E até o próximo M1G! Com todo carinho do mundo!

Rafael.

 

Fotos de Quinta:

Final do dia no Olival Vila do Segredo, em Caçapava do Sul – RS.

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Como Dormir Melhor se a Ansiedade do Coronavírus está lhe Mantendo Acordado | 037 Cada Vez Melhor

Read More