#018 – O indivíduo, a coletividade e o significado de “nós”

Posted By Rafael Reinehr on maio 18, 2021 | 0 comments


 

O indivíduo, a coletividade e o significado de “nós”

Um assunto que nem sempre fez parte da minha “alça de mira” foi a relação entre o indivíduo e a sociedade. Em como tornar mais eficiente a proteção dos interesses e das necessidades individuais ainda que mantidas as necessidades do coletivo, da sociedade.

Minhas pesquisas acabaram levando-me à conclusão que, em um futuro distante, os princípios anarquistas da autogestão, da interdependência, da confederação, da governança solidária e horizontal, do apoio mútuo e da convivialidade pacífica e do diálogo continuado e respeitoso farão parte de uma comunidade humana mais justa, equânime, sustentável e harmônica.

Entretanto, antes que isso seja possível, precisamos definir, juntos, um importante termo que é crucial para a compreensão dos limites dos esforços de cada indivíduo e da sociedade como um todo: o pronome pessoal “nós”.

Quem somos “nós” afinal? Nós enquanto indivíduos, nós enquanto família, nós enquanto vizinhança, cidade, estado, país? Ou nós enquanto “nós” de uma rede que deseja ser tecida e animada continuamente, de forma distribuída e respeitando as capacidades e necessidades de indivíduos, coletivos, espécies, biomas, preservando a diversidade, reconhecendo os limites do planeta e tornando cada vez mais justa e equilibrada a distribuição da riqueza e o desenvolvimento progressivo e usufruto dos bens comuns.

Há um tempo atrás, mais especificamente entre 2008 e 2014, estive profundamente mergulhado em uma iniciativa que chamei de Coolmeia, Ideias em Cooperação: uma Incubadora de Ideias e Soluções Altruístas voltadas ao Bem Comum.

Essa “Rede do Bem Comum” realizou uma centena de projetos no Brasil e teve a honra de ser apresentada, em 2012, como iniciativa inovadora no Fórum Mundial do Capital Social, em Gotemburgo, na Suécia.

Já se imaginou fazendo parte de um coletivo de pessoas dedicadas a pensar as melhores, maiores e mais inovadoras soluções para um mundo que funcione para todos e não para poucos “escolhidos”? Um mundo no qual os seres humanos possam ser livres da servidão voluntária no trabalho, tenham mais capacidade de usufruir de tempo livre e que todos possam estar mais alinhados ao seu propósito e a sua essência, consumam menos e causem menos impacto no ambiente que os cercam?

Se você quer fazer parte dessa tribo, mande um sinal de fumaça: responda a esse e-mail dizendo que quer fazer parte e me mande seu WhatsApp. Quando a Coolmeia voltar às atividades, você vai estar entre as primeiras pessoas a saber!

Porque um Outro Mundo, Melhor, é Possível!

Um abraço carinhoso e fraterno,

Até a próxima terça-feira para mais uma Mensagem em Uma Garrafa.

Namaskar,

Rafael

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Como Desligar seu Centro de Adição – 366 Dias de Crescimento – Dia 319

 

O teste do Marshmallow: você consegue esperar por dois? – 366 Dias de Crescimento – Dia 320

 

Como Abordar o Dia DEPOIS de uma Dia Abaixo do Esperado – 366 Dias de Crescimento – Dia 321

 

Impermanentes #037​​​​​​​ – Rafael Reinehr – “Um bate-papo sobre a Impermanência” – 16/05/2021

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.