#016 – Como lidar com Aleatoriedades

Posted By Rafael Reinehr on maio 4, 2021 | 0 comments


 

Como lidar com Aleatoriedades

Boa tarde! Que esta mensagem te encontre o bem, e te traga o bem!

Talvez você ainda não saiba, mas há alguns anos criei um Método de Desenvolvimento Humano chamado “As 16 Fatias da Saúde Integral, da Harmonia e do Bem Viver” ou, carinhosamente, “16F”.

Nessa metodologia, todas as “Fatias” que precisamos harmonizar e equilibrar nas nossas vidas para que tenhamos uma vida com mais leveza, propósito, saúde, sabedoria e felicidade começam com a letra A: Ar, Água, Alimentação, Atividade Física, Adormecer, Amor e Afeto, Atividades de Modulação do Estresse, Autonomia, Aprendizagem e Aptidão, Aleatoriedade e Atração, Alteridade e Altruísmo, Anima, Agora, Autoavaliação, Autoconhecimento e Autocontrole, Avaliação e Acompanhamento Especializados e Ação.

Uma das fatias nas quais estou aprofundando minhas pesquisas e meu conhecimento agora é a Aleatoriedade. Aleatoriedade é o nome que escolhi para a série de serendipidades e idiossincrasias, positivas ou aparentemente negativas que acontecem, sem aviso prévio, nas nossas vidas: no espectro “negativo”, a perda de um ente querido, uma demissão sem causa aparente, um acidente e uma lesão física ou doença não esperada (nem plantada por maus hábitos – pois esta não pode ser considerada aleatória, mas sim esperada…); no espectro positivo: acertar na loteria ou receber uma soma inesperada de dinheiro de uma herança, encontrar fortuitamenteum antigo amor de longa data e reapaixonar-se (mutuamente) depois de longos anos afastados, receber uma oferta de emprego de uma grande empresa, com um salário muito melhor que o seu, em uma cidade na qual seria seu sonho viver e trabalhar, etc.

Minha pesquisa sobre o assunto é amplo, mas neste momento está centrada no excelente livro Plato’s Lemonade Stand: Stirring Change into Something Great (A Banquinha de Limonada de Platão: Transformando a Mudança em Algo Grande), de Tom Morris. Neste livro, o autor literalmente nos leva ao longo de uma narrativa que mostra como grandes pensadores da humanidade ao longo da história ensinaram a nós, pobres mortais, a transformarem os limões que a vida nos dá em deliciosas limonadas.

O delicioso sumo que estou extraindo destas leituras fará parte do conteúdo a ser divulgado oportunamente na Comunidade do Cada Vez Melhor, e também em um MiniWorkshop sobre o assunto, ainda em data a ser definida. Aviso por aqui quando estiver pronto!

Enquanto essa deliciosa Oficina de Criação de Autonomia (OCA) não está pronta, que tal se nós refletirmos um pouco sobre como temos lidado com as Aleatoriedades que a vida nos traz?

É claro que as positivas, em geral, lidamos bem: com alegria, euforia, disposição renovada! Em geral, até aí tudo bem!

Mas e com as Aleatoriedades negativas? Como estamos lidando? Você se deixa mergulhar em tristeza profunda, angústia e ansiedade massacrantes, mágoa e ressentimento demolidores, ou você permanece aberto a estes sentimentos, quando eles aparecem, os “olha de frente” e logo se reestabelece, aprendendo com o ocorrido e a seguir se prontificando para criar uma realidade melhor, desejável?

Você sente que tem as ferramentas de Resiliência e Antifragilidade disponíveis na sua vida? Os “Softwares” adequados para rodar imediatamente na tua rotina para que você se adapte positivamente e mantenha bons níveis de funcionamento sempre que um “peteleco” ou um “terremoto” abalarem tuas estruturas?

Lembre: estou aqui pra tentar te fornecer essas ferramentas, em pelo menos 7 ambientes:

  • No Cada Vez Melhor, no Youtube: https://youtube.com/cadavezmelhor/videos
  • No Impermanentes, aos Domingos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLr7oTzhJf4UFepUN0EQRkEw_np7UXIyp6
  • Na Comunidade do Cada Vez Melhor (inscrições fechadas, por enquanto)
  • Aqui nestas “Mensagens em uma Garrafa”.
  • No meu Instagram, em eventuais Lives, Stories e Postagens (@dr.rafaelreinehr – se ainda não me acompanhas por lá!)
  • Nos Mini Workshops e Masterclasses (Aulões) que ofereço
  • Nos Eventos Presenciais (Aulas, Seminários, Cursos) que ofereço (fechados por ora, durante a pandemia)

Lembre-se: separe um pequeno tempo para você, todas as semanas, para o APRENDIZADO de ferramentas, técnicas e práticas que te deixem mais Autoconsciente e propenso a melhores escolhas na vida. E conta comigo nesse processo! Eu mesmo sou um contínuo aprendente!

Ufa! A Mensagem longa de hoje serviu para compensar a ausência nas últimas duas semanas. Fiquei com uma dooooooor no coração por não tem “comparecido” aqui na sua caixa de e-mails, mas a intensidade da vida naquelas semanas me atropelou! Mas já estou de volta e recomprometido a – tanto quanto possível – não furar novamente, enquanto essa missão fizer sentido para mim!

Um grande abraço e até a próxima terça-feira, em mais uma Mensagem em uma Garrafa.

Com todo carinho do mundo, do Rafael para você…

Namaskar.

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Pré-comprometimento e Contratos de Odisseu – 366 Dias de Crescimento – Dia 304

 

Sereias: que Canções elas Cantam para VOCÊ? – 366 Dias de Crescimento – Dia 305

 

Intenções de Implementação – 366 Dias de Crescimento – Dia 306

 

Impermanentes #035​​​​​​ – Rafael Reinehr – “Meditação Compassiva” – 02/05/2021

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.