#029 – A Vida é Curta: Como Adicionar um Senso de Urgência

Posted By Rafael Reinehr on ago 17, 2021 | 0 comments


 

A Vida é Curta: Como Adicionar um Senso de Urgência

 

Hoje nossa carta é dedicada a trazer pra minha e pra sua vida um pouco do que chamo de “Senso de Urgência”, ou seja: a noção de que a vida é curta, passa, e que temos a oportunidade de sorver plenamente a vida ou, se não nos dermos conta, deixar a vida nos levar – nem sempre para os caminhos e rumos que desejamos.

Para isso, hoje, vamos mergulhar um pouquinho no Estoicismo. Vem comigo.

– Uma Definição Simplificada de Estoicismo

É um sistema filosófico que se concentra em separar as coisas que você pode controlar daquelas que você não pode controlar e então te ensina a introduzir em sua rotina diária hábitos que ajudam você a focar a maior parte da sua energia nas coisas que estão sob seu controle.

– Memento Mori

Parte da prática estóica é relacionada a meditar sobre a certeza da morte e encontrar liberdade nela ao invés de ser sobrecarregado por ela.

Pensar sobre a morte destaca a curta duração da vida, a Impermanência da vida, e essa prática dá um senso de urgência para perseguir as coisas que são importantes para nós. Sem esse senso de urgência que acontece quando pensamos sobre a morte, se torna fácil para nós postergarmos as coisas, empurrarmos elas para um “amanhã” indefinido até que seja muito tarde.

– Pensar Sobre Momentos Tristes: Uma Prática Empoderadora

A morte, por exemplo, está fora do nosso controle e acontece a todo mundo.

Mas você pode controlar a forma com que você se relaciona com ela: ao invés de vê-la como um momento de intensa tristeza, torne-a um grande catalisador de ajuda.

– Ao Que Você Resiste Tende a Persistir

Pense sobre como você se relaciona com emoções que você não quer sentir e que você tenta evitar: tristeza ou raiva, por exemplo.

Mas essas emoções “negativas” irão aparecer e quando você as identifica como ruins e tenta recusá-las com toda sua energia, o que acontece é que você acaba dando ainda mais poder a elas.

– Evocar Emoções Tristes Intencionalmente

Buscar gatilhos artísticos para catalisar emoções que você previamente tentou evitar irá ajudar você a se relacionar de forma diferente com eventos como a morte. Isso porque o que você mais provavelmente está aterrorizado não é com a morte em si, mas com o que você está emocionalmente relacionando com o conceito de morte.

Olhar filmes que são amedrontadores, tristes ou depressivos e então contrastá-los com algo que está no oposto do espectro irá te ajudar a entender que esses momentos de tristeza são transitórios e que você também pode desligá-los e ligá-los com gatilhos em seu ambiente.

Um exemplo bem prático: escute uma música de 5 a 10 minutos que seja tocada em uma escala Menor. Escalas menores possuem tipicamente um tom mais melancólico e triste. Depois disso, depois de criar esta “evocação de uma emoção triste”, toque uma música mais positiva, como por exemplo uma Bossa Nova, e você irá perceber que a tristeza é efêmera, transitória. Que você pode modulá-la com o seu ambiente!

– Quanto você pagaria por fazer o que está fazendo no seu leito de morte?

Quando você está vivendo experiências simples, cotidianas, pense: quanto você pagaria por esta experiência daqui a 30, 40, 50 anos ou no seu leito de morte? Coisas simples como brincar com seu cachorro, estar deitado quentinho embaixo dos cobertores ou tomar aquele banho gostoso? Pense de verdade no valor que você pagaria, se você estivesse encaminhando-se para a morte e não poderia mais fazer isso.

E você? Como você faz para sentir que sua vida está sendo bem vivida? E como acha que pode melhorar ainda mais? Compartilha comigo aqui no e-mail! Estou te ouvindo!

E até a próxima semana para mais uma *Mensagem em Uma Garrafa*, nosso espaço intimista de Autoconhecimento, Crescimento Pessoal e Transcendência para uma vida com mais leveza, propósito, sabedoria e felicidade!

Com carinho,

Rafael.

 

 

Cinco coisas rápidas:

 

1 – The Tao of Seneca – Cartas de um Mestre Estóico, por Tim Ferriss

2 – Iceland Coast to Coast- Um desafio que ainda irei concluir 

3 – Impermanentes #037 – Um bate-papo sobre a Impermanência 

4 – O que os anarquistas fazem ao invés de votar? (em inglês) 

5 – 10 Movimentos de Base que estão tomando conta do mundo. (em inglês)

 

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

A Vida é Curta: Como Adicionar um Senso de Urgência | 030 Cada Vez Melhor

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.