Posts made in agosto, 2021


 

Lidando com os incômodos da vida

 

  • São as Pequenas Coisas

À medida em que o mundo se torna complicado e estressante, é cada vez mais comum ficar incomodado com as pequenas coisas, como um cachorro latindo do lado de fora, ou por alguém que nos faz um comentário.

Seria fantástico se as pessoas e as coisas ao nosso redor mudassem de acordo com o nosso desejo sobre como elas fossem, mas não é assim que o mundo funciona.

  •  Esperando Para Ser Feliz

Esperar para ser feliz quando tudo e todos estiverem exatamente de acordo com o que queremos que estejam é a forma mais fácil de permanecer infeliz e frustrado.

Você esperaria por todas as luzes ficarem verdes na sua rota antes de acelerar seu carro? Isso é exatamente o que fazemos quando dependemos de outras pessoas, eventos e circunstâncias ficarem certas para nós para começar a ser feliz.

  • A Razão dos Nossos Incômodos

– Nossos incômodos vem de como nós percebemos e interpretamos o mundo ao nosso redor.
– Quando as pessoas ao nosso redor não se comportam como nós desejamos, nós achamos isso irritante.
– O mundo usualmente não é como nós queremos que seja, e isso é frustrante.
– Essa constante expectativa nos torna infelizes, machucando nossos relacionamentos e afetando nosso trabalho.

  • A Meditação de 10 Segundos para Remover Nosso Incômodo

Quando alguém se sente machucado ou com dor, uma simples meditação pode ser praticada para nos curar emocionalmente.

1. Sente-se em silêncio e tente aquietar a mente.
2. Perceba e sinta o que é a irritação ou mágoa que está sendo sentida naquele momento.
3. Declare a si mesmo com bondade genuína que você irá encontrar o fim para essa dor e ser feliz.
4. Deseje felicidade para si mesmo, repetindo esse desejo com total convicção.
5. Repita até que surta efeito.

 

Cinco coisas rápidas:

1 – Um segundo cérebro para você

2 – 70’s Soul – Soul dos Anos 70 Ao Vivo 

3 – 27 Ideias que utilizam caixas de papelão para criar atividades e brincadeiras para as crianças 

4 – Plantas ayurvedicas no tratamento da Doença de Alzheimer

5 – O valor dos valores – Indicação de livro!

 

Fotos de Quinta:

Hoje começo a “incrementar” um pouquinho mais o Mensagens em Uma Garrafa. Todas as semanas, eu incluo uma imagem ali em cima no cabeçalho. A partir desta semana, vou incluir uma foto tirada por mim, não uma foto retirada de algum repositório de banco de imagens da internet.

Antigamente, eu tinha uma seção no meu blog (e também uma lista de e-mails) chamada Fotos de Quinta Categoria enviadas todas as Quintas-feiras. O Mensagens em Uma Garrafa é enviado sempre às terças-feiras, mas vou continuar com a brincadeira e chamar minhas fotos ali de cima de Fotos de Quinta, tá bem?

Espero que você goste!

Caso vá utilizar a imagem em algo, por favor dê o crédito e coloque o link para https://reinehr.org

Obrigado!

 

 

As Últimas da Semana Que Passou…

Lidando com os incômodos da vida | 032 Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​50 – Mariana Dantas – “Tem jeito certo de meditar?” – 29/08/2021

 

Read More

 

As pessoas pensam que pensam. O que é pensar?

 

As pessoas pensam que pensam. Isso não é verdade. A maior parte do que passa na cabeça das pessoas é uma espécie de autocrítica ao invés de um pensamento verdadeiro.

O pensar verdadeiro é raro, assim como o escutar verdadeiro. Pensar é escutar a si mesmo. É difícil! Para pensar, você precisa pelo menos articular duas pessoas ao mesmo tempo. Então você precisa deixar que essas duas pessoas discordem uma da outra. Pensar é um diálogo interno entre duas ou mais visões de mundo diferentes. Ponto de vista 1 é um avatar em um mundo simulado. Ele tem suas próprias representações de passado, presente e futuro e suas próprias ideias sobre como agir. Assim também as visões de mundo, os pontos de vista 2, e 3, e 4.

Pensar é o processo pelo qual esses nossos avatares internos imaginam e articulam seus mundos um para os outros. Você não pode ignorar esse processo de debate interno de um ponto de vista com o outro, do contrário você não estará pensando. Você estará racionalizando post-hoc – ou seja – está concluindo algo somente depois que aconteceu, justificando algo racionalmente para atender às suas demandas e não necessariamente à verdade. Você está correspondendo o que você quer contra um adversário fraco, de forma que você não precise mudar de ideia. Você está fazendo propaganda de algo que já está estabelecido na sua mente. Você está usando suas conclusões para justificar suas provas. Você está se escondendo da verdade.

O pensamento verdadeiro é complexo e trabalhoso. Requer que você seja um falante articulado e um ouvinte cuidadoso, razoável e sábio ao mesmo tempo. Envolve conflito. Então você precisa tolerar o conflito. Conflito envolve negociação e compromisso. Então você precisa aprender a dar e tomar e modificar suas premissas e ajustar seus pensamentos, até mesmo as suas percepções do mundo.

Às vezes isso resulta na derrota e na eliminação do seu avatar mais interno, que não gosta de ser derrotado ou eliminado. Foi difícil de construí-lo. Ele tem valor para você. Ele é vivo. E ele quer permanecer vivo. Ele irá LUTAR para permanecer vivo. É melhor escutá-lo. Se não o fizer, ele vai te levar para o subsolo, se transformar em demônios e te torturar.

Por consequência, pensar é emocionalmente doloroso e fisiologicamente demandante. Mais do que qualquer coisa, exceto não pensar. Mas você precisa ser muito articulado e sofisticado para ter tudo isso acontecendo dentro da sua própria cabeça.

E aí, você é desses que pensam que pensa? Como é o seu processo de pensar? Você escuta, reflete, assume esse complexo e trabalhoso processo de ouvir, deixar o conflito se estabelecer na sua mente, negocia, aceita modificar suas premissas e ajusta seus pensamentos ou você já vai disparando sua resposta pronta frente ao diálogo com outra pessoa?

Diz aí! Quero muito saber!

E até a próxima Mensagem em uma Garrafa, estimulando o meu e o seu desenvolvimento rumo à melhor versão de nós mesmos.

Com carinho, Namaskar!

 

Cinco coisas rápidas:

1 – Bob Ross – A Walk in the Woods – Um programa dos anos 80-90 que Bob ensinava a pintar na televisão

2 – The Joy of Painting* – artigo da Wikipédia sobre o seriado acima (em inglês)

3 – 35 receitas práticas para congelar que vão facilitar os seus dias* (sim, eu tô nessas!)

4 –  Musixe – Iniciativa de ensino online de música a um preço muito acessível para quem quer começar

5 – Lo fi hip hop radio – Músicas para relaxar e estudar

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

As pessoas pensam que pensam. O que é pensar? | 031 Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​49 – Rafael Reinehr – “As pessoas pensam que pensam. O que é pensar?” – 22/08/2021

 

Read More

 

A Vida é Curta: Como Adicionar um Senso de Urgência

 

Hoje nossa carta é dedicada a trazer pra minha e pra sua vida um pouco do que chamo de “Senso de Urgência”, ou seja: a noção de que a vida é curta, passa, e que temos a oportunidade de sorver plenamente a vida ou, se não nos dermos conta, deixar a vida nos levar – nem sempre para os caminhos e rumos que desejamos.

Para isso, hoje, vamos mergulhar um pouquinho no Estoicismo. Vem comigo.

– Uma Definição Simplificada de Estoicismo

É um sistema filosófico que se concentra em separar as coisas que você pode controlar daquelas que você não pode controlar e então te ensina a introduzir em sua rotina diária hábitos que ajudam você a focar a maior parte da sua energia nas coisas que estão sob seu controle.

– Memento Mori

Parte da prática estóica é relacionada a meditar sobre a certeza da morte e encontrar liberdade nela ao invés de ser sobrecarregado por ela.

Pensar sobre a morte destaca a curta duração da vida, a Impermanência da vida, e essa prática dá um senso de urgência para perseguir as coisas que são importantes para nós. Sem esse senso de urgência que acontece quando pensamos sobre a morte, se torna fácil para nós postergarmos as coisas, empurrarmos elas para um “amanhã” indefinido até que seja muito tarde.

– Pensar Sobre Momentos Tristes: Uma Prática Empoderadora

A morte, por exemplo, está fora do nosso controle e acontece a todo mundo.

Mas você pode controlar a forma com que você se relaciona com ela: ao invés de vê-la como um momento de intensa tristeza, torne-a um grande catalisador de ajuda.

– Ao Que Você Resiste Tende a Persistir

Pense sobre como você se relaciona com emoções que você não quer sentir e que você tenta evitar: tristeza ou raiva, por exemplo.

Mas essas emoções “negativas” irão aparecer e quando você as identifica como ruins e tenta recusá-las com toda sua energia, o que acontece é que você acaba dando ainda mais poder a elas.

– Evocar Emoções Tristes Intencionalmente

Buscar gatilhos artísticos para catalisar emoções que você previamente tentou evitar irá ajudar você a se relacionar de forma diferente com eventos como a morte. Isso porque o que você mais provavelmente está aterrorizado não é com a morte em si, mas com o que você está emocionalmente relacionando com o conceito de morte.

Olhar filmes que são amedrontadores, tristes ou depressivos e então contrastá-los com algo que está no oposto do espectro irá te ajudar a entender que esses momentos de tristeza são transitórios e que você também pode desligá-los e ligá-los com gatilhos em seu ambiente.

Um exemplo bem prático: escute uma música de 5 a 10 minutos que seja tocada em uma escala Menor. Escalas menores possuem tipicamente um tom mais melancólico e triste. Depois disso, depois de criar esta “evocação de uma emoção triste”, toque uma música mais positiva, como por exemplo uma Bossa Nova, e você irá perceber que a tristeza é efêmera, transitória. Que você pode modulá-la com o seu ambiente!

– Quanto você pagaria por fazer o que está fazendo no seu leito de morte?

Quando você está vivendo experiências simples, cotidianas, pense: quanto você pagaria por esta experiência daqui a 30, 40, 50 anos ou no seu leito de morte? Coisas simples como brincar com seu cachorro, estar deitado quentinho embaixo dos cobertores ou tomar aquele banho gostoso? Pense de verdade no valor que você pagaria, se você estivesse encaminhando-se para a morte e não poderia mais fazer isso.

E você? Como você faz para sentir que sua vida está sendo bem vivida? E como acha que pode melhorar ainda mais? Compartilha comigo aqui no e-mail! Estou te ouvindo!

E até a próxima semana para mais uma *Mensagem em Uma Garrafa*, nosso espaço intimista de Autoconhecimento, Crescimento Pessoal e Transcendência para uma vida com mais leveza, propósito, sabedoria e felicidade!

Com carinho,

Rafael.

 

 

Cinco coisas rápidas:

 

1 – The Tao of Seneca – Cartas de um Mestre Estóico, por Tim Ferriss

2 – Iceland Coast to Coast- Um desafio que ainda irei concluir 

3 – Impermanentes #037 – Um bate-papo sobre a Impermanência 

4 – O que os anarquistas fazem ao invés de votar? (em inglês) 

5 – 10 Movimentos de Base que estão tomando conta do mundo. (em inglês)

 

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

A Vida é Curta: Como Adicionar um Senso de Urgência | 030 Cada Vez Melhor

Read More

 

Os humanos voltam ao espaço

 

Olá! Que você esteja bem!

Recentemente, vi um vídeo do bilionário Richard Branson chegando ao espaço com sua empreitada chamada Virgin Galactic. Uma semana depois, o bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon e dono de uma fortuna de mais de 200 bilhões de dólares, também fez um vôo espacial suborbital com sua nave New Sheppard, pela sua empresa Blue Origin. Assim como o também bilionário Elon Musk, da Space X, todos estão em busca de desenvolver viagens comerciais suborbitais e orbitais ao espaço, como forma de desbravar este ainda não tão concorrido “nicho de mercado”.

Quanto me lembro da minha infância e pré-adolescência, nos anos 80, recordo que adorava ler livros de ficção científica, entre eles os livros de Isaac Asimov e a série alemã Perry Rhodan (essa série de “novelas” de ficção científica iniciadas em 1961 acabou tendo sucesso tão duradouro que produziu mais de

2300 edições! É claro, como cidadão do pequeno município de Agudo, tive acesso a uma pequenina amostra dessas publicações, na Biblioteca Pública do Município, junto à Praça da Emancipação.

Enquanto seriados como Star Trek (Jornada nas Estrelas) anteciparam visões de futuro que ainda estão distantes, como naves espaciais intergaláticas e tele-transportadores, desenhos animados como The Jetsons mostraram tecnologias que já existem ou são profusamente utilizadas hoje em dia, como o smartwatch, chamadas de vídeo, tvs de tela plana, tablets, esteiras rolantes, assistente pessoal, despertadores com comando de voz, robôs que limpam a casa e muito mais!

E a possibilidade de viajar para o espaço e olhar para a Terra, nossa casa, lá de cima, chama tua atenção? Quanto você estaria disposto a pagar por uma passagem até a órbita da Terra e um final de semana em uma Estação Espacial? Você consegue perceber que estamos a apenas um par de décadas (ou até menos) de uma realidade como essa? Já está de malas prontas ou esse tipo de “aventura” não é pra você?

Eu adoraria saber mais sobre o que você pensa! Aguardo tua mensagem!

E nós nos vemos na próxima terça, para mais uma Mensagem em Uma Garrafa!

Com carinho,

Rafael Reinehr.

 

Cinco coisas rápidas:

1- 12 Previsões acertadas dos Jetsons sobre a tecnologia do Século XXI 

2-  Maratona Quântica: Equilíbrio Emocional e o Despertar da Consciência com Amit Goswam 

3- Open Peeps – Uma biblioteca aberta de desenhos ilustrados à mão

4-  Primeiro vôo tripulado da Virgin Galactic

5- Primeiro vôo tripulado da New Sheppard

 

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Ayurveda e os Doshas: Descubra seu Dosha

 

Plante Sua Árvore | 029 Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​48 – Rafael Reinehr – “A Vida é Curta: Adicione um Senso de Urgência” – 08/08/2021

Read More

 

Dois Dias Fora do Tempo

 

Holas que tal?

Acho que eu ainda não te contei, mas inventei uma coisa chamada “Dia Fora do Tempo”.

Na verdade, esse termo já é utilizado pelo pessoal do Sincronário da Paz, criado por José Argüelles, inspirado na contagem de 260 dias da antiga civilização maia. Nessa Matriz Tzolkin , você encontra o seu Kin (o meu, a propósito, é Mago Espectral Branco. Qual é o seu?

Ao analisar o Calendário do Sincronário das 13 Luas de 28 Dias, você perceberá que o dia 25 de julho (sempre ele!) é considerado um Dia Fora do Tempo .

Para Argüelles, o Dia Fora do Tempo age como uma pausa interdimensional entre um ano e outro (um respiro entre os giros), e também simboliza a harmonia e a evolução em um vórtice espiral, que evita a estagnação planar do tempo (se visualizado espacialmente).

Ôxe! Complicado isso, né? Tudo bem se você não entendeu de cara. Muitas vezes, é preciso aprender algo, deixar assentar o novo conhecimento, para então ser possível assimilar adequadamente. Mas não desista: se chamou sua atenção, siga estudando. Geralmente vale muito a pena!

De toda forma, para mim, o Dia Fora do Tempo ao qual me refiro no título, é algo mais simples, e relacionado à minha própria vida: é um dia no mês no qual eu paro as atividades normais (trabalho, família) e dedico-me exclusivamente a mim. Separo um tempo para realizar aquelas coisas que estão pulsando dentro de mim e que quero semear, polinizar, destilar, criar.

Meu primeiro Dia Fora do Tempo foi dia 23 de junho de 2021. Nesse dia, isolei-me em uma cabana perto da natureza no distrito de Recanto Maestro e passei das 8 da manhã às 18h em imersão completa comigo mesmo. Foi um dia de muita introversão, consegui encontrar em mim o sentido que busco para vida. Ou melhor: renovei em mim este encontro e esta ciência, que carrego comigo todos os dias. Foi também um dia para ler, meditar, escrever, comer bergamota colhida do pé, observar a chuva e recarregar as energias para a missão que me espera ao longo da vida que ainda tenho.

No segundo Dia Fora do Tempo, dia 20 de julho de 2021, desta vez acompanhado de minha esposa, tomei um café delicioso, aproveitei para criar esta Mensagem em Uma Garrafa, meditei, escrevi (muito) em meu Diário de Evolução Pessoal (Livre fluxo, Diário de gratidão, Sankhalpa (intenção para o dia), Big 3 e Coisas a melhorar – oportunamente, explico melhor esses “blocos” do meu DEP, criei roteiros para um vídeo para o Instagram sobre Autoconhecimento e para o Youtube sobre Alinhamento da Nossa Essência com nosso Propósito – que irá virar em breve um MiniWorkshop e estará disponível para o público em geral em breve e, principalmente, criei o conteúdo de Pranayamas para o Programa de 10 Semanas para um Sono Melhor que pretendo lançar em breve.

Ou seja, conciliei momentos de pura introspecção, relaxamento e autoconhecimento e momentos de intensa criação de material para ajudar outras pessoas em seus próprios processos de crescimento pessoal e desenvolvimento humano.

Em dias assim, é onde me sinto aproveitando ao máximo a energia vital que percorre meus nadis. É quando me sinto rico e bem sucedido. É quando estou em paz, equilibrado e em harmonia comigo mesmo, com a minha essência.

O plano? O plano é trazer ainda mais equanimidade e bem-estar para minha vida organizando-a para que estes “Dias Fora do Tempo” possam ser, dentro de algum tempo, semanais e, à medida em que a vida se desenrola e evolui, ainda mais frequentes.

E você? Tem algo parecido para chamar de seu? Consegue separar dias ou pelo menos algumas horas ao longo da sua semana que podes chamar de seu “Tempo Sagrado“?

Que você esteja bem, até a próxima Mensagem em Uma Garrafa.

Com carinho,

Rafael Reinehr

 

 

Cinco coisas rápidas:

1- O Conceito de Doshas do Ayurveda: Uma breve introdução ao tema.
Link: https://www.ayurvedica.pt/ayurveda/doshas

2- Estoicismo na veia: Veja o ebook criado por Tim Ferriss chamado O Tao de Seneca.
Link: https://tim.blog/seneca

3- Calculadora Kin: Descubra seu Kin.
Link: https://tzolkin.com.br/calculadora-kin/

4- We Are One: Live at The Shanti Space – Sam Garrett ao vivo.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=n_5ThqnsrdE

5- Apoia-se do Cada Vez Melhor: uma chance de apoiar seu criador de conteúdo preferido!
Link: https://www.apoia.se/cadavezmelhor

 

 

As Últimas da Semana Que Passou…

 

Lavre seu Solo | 028 Cada Vez Melhor

 

Impermanentes #0​​47​​ – Cláudia Alexandra – “Meditação para Alinhamento dos Chakras” – 01/08/2021

Read More